HOME   -   INSTITUCIONAL   -   SERVIÇOS   -   CURRÍCULOS   -    ESTRUTURA   -   CONTATO
     
  :: DICAS E CURIOSIDADES - Confira as informações publicadas em nosso site  
     
 

O cuidado urológico começa no nascimento, pois nesta ocasião deve-se estar atento a formação genital da criança e qualquer alteração poderá requerer a atuação do urologista. Testículos fora da bolsa, água que aumenta o volume da bolsa (hidrocele), alterações da uretra e do próprio pênis.

Na adolescência, uma época de transformação do organismo masculino, é importante acompanhar essas transformações. É recomendável o adolescente aprender a fazer a palpação dos testículos e saber se algo estranho está acontecendo. Veias dilatadas e o endurecimento do testículo merecem a avaliação do urologista. Nesta hora é importante o jovem aprender a fazer higiene genital e se prevenir das Doenças Sexualmente Transmissíveis. A prevenção é a chave do sucesso!

As doenças sexualmente transmissíveis andam lado a lado com a atividade sexual. Provavelmente elas só vão desaparecer se um dia acabarem as relações sexuais. Você talvez já tenha aprendido tudo sobre elas, mas pense em seu filho adolescente. Não deixe que ele aprenda por “experiência própria” ou tenha um “professor” naquele amigo mais saidinho. Logo você, que tem se esmerado (e investido!) tanto na educação dos seus filhos, vai descuidar desse aspecto?

Alem de um canal de comunicação com o urologista, sem eventuais barreiras e vergonha que possam existir, saiba que há algumas doenças na adolescência que podem ser tratadas e evitar uma série de problemas futuros: desde um simples fimose ou excesso de prepúcio que interfere negativamente no inicio das atividades sexuais do garoto, passando por uma varicocele que pode influenciar negativamente a fertilidade quando ele for um adulto jovem, na época dos seus netos, e mesmo alguns tumores de testículos, atrofias testiculares, etc.

Se você tem uma filha adolescente que já menstruou, pode ter certeza de que sua esposa já a levou ao ginecologista. Seu filho também merece um acompanhamento nesse sentido.