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  COMO FUNCIONA  | Pós Graduação
     
 
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GUIA INFORMATIVO PÓS-GRADUAÇÃO

1. AMPARO LEGAL DOS CURSOS

Todos os cursos oferecidos pelo FACUMINAS em parceria com as IES-Instituições de Ensino Superior, São amparados legalmente pela portaria junto ao MEC Nº 3.445 do dia 19/11/2003, Nº 1.990 do dia 20/12/2006, tendo validade em todo território nacional.

2. PÚBLICO-ALVO

Os cursos de Pós-Graduação na modalidade Lato Sensu são abertos a candidatos diplomados em cursos de Graduação (Bacharelado, Licenciatura ou Tecnológicos), que atendam às exigências legais, de acordo com o MEC.

3. METODOLOGIA

Todos os cursos de Pós-Graduação possuem duração mínima de 08 (oito) e máxima de 18 (dezoito) meses. A duração exata do curso depende do ritmo de cada aluno, que deverá cultivar uma disciplina adequada ao bom andamento dos estudos, aliado a um bom planejamento, para concluir o curso no menor prazo permitido. A Faculdade disponibiliza o seu material didático através do Portal do Aluno. O material consiste em apostilas e manuais desenvolvidos por seus professores (Mestres e Doutores) especialistas nos conteúdos ministrados, com grande experiência prática e acadêmica. Não utilizamos vídeo aulas. Nossos materiais didáticos são de ótima qualidade, o que pode ser atestado pelo depoimento dos nossos alunos e ex-alunos.

4. COMO FAZER INSCRIÇÃO

Não há processo seletivo, o aluno poderá iniciar o curso no momento em que desejar. No ato da inscrição será cobrada, por curso inscrito, uma taxa, que deverá ser paga diretamente ao parceiro credenciado da Faculdade. Quando a inscrição for feita diretamente no site da Instituição (www.facuminas.com.br), a cobrança da respectiva taxa será feita via boleto, que poderá ser impresso no ato da inscrição. Assim que o aluno quitar a taxa de inscrição, serão disponibilizadas três apostilas no Portal do Aluno para iniciar seus estudos. Porém, o início do curso para contagem de tempo para conclusão se dará a partir da data de pagamento da primeira mensalidade.

ATENÇÃO! Após o pagamento da taxa de inscrição, o aluno receberá em seu e-mail uma mensagem com usuário e senha, para acessar o Portal do Aluno.


5. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA MATRÍCULA

1 (Uma) copias autenticada em cartório e 1 (Uma) copia simples da autenticação.
-02 fotografias recentes 3x4;
- Carteira de Identidade e CPF;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Diploma de Curso Superior;
- Histórico do Curso Superior;
- Título de Eleitor com o comprovante da última eleição.
- comprovante de residência. (2 copia simples).

ATENÇÃO! O aluno tem que enviar todas as documentações logo após a inscrição. É de total responsabilidade do aluno a atualização cadastral de dados pessoais e endereço.


6. PAGAMENTO DO CURSO

O aluno poderá efetuar o pagamento do curso de Pós-Graduação através de boletos bancários. Os boletos das mensalidades estarão disponíveis no Portal do Aluno para impressão e quitação dos pagamentos.
Atenção! A Faculdade não aceita pagamentos de mensalidade através de depósito bancário.

7. CERTIFICAÇÃO

De acordo com a legislação brasileira, os alunos que concluírem, com aprovação satisfatória, um curso de Pós-Graduação Lato Sensu fazem jus ao título de Especialistas e receberão um certificado. O mesmo acontece ao aluno que concluir um curso de Pós-Graduação pela Faculdade e cumprir todos os requisitos obrigatórios, o certificado será disponibilizado a ele em um prazo médio de 15 a 120 dias, com todas as prerrogativas legais.

8. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Para concluir o curso e receber o certificado, o aluno deverá ser aprovado em todas as disciplinas com nota mínima de 7 (sete) pontos.

Calculando a média final das notas entre AV1, AV2 e AVS. Durante o curso, o aluno deverá fazer a AV1 (Avaliações pela Internet), que serão liberadas de acordo com cada pagamento efetuado, AV2 (Avaliações Presenciais) e AVS (Avaliações de seminário) que deverão ser realizadas nos encontro presenciais, conforme agendamento e calendário disponível no Portal do Aluno. Ex.: (AV1 = 06 + AV2 = 10 + AVS = 10) = 26:3 = 8,6 Média Final da Nota.

Atenção! O professor tem um prazo de até 30 dias úteis para correção das avaliações e liberação das notas pelo Portal do Aluno, mas, caso o aluno deseja obter a correção de suas avaliações, com urgência, entre 2 e 4 dias úteis, poderá solicitar este serviço pelo Portal do Aluno, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 50,00, referente à hora extra do professor que fará o serviço em casa.

9. TROCA DE CURSO
Pelo Portal, o aluno poderá mudar de curso uma vez (isento de taxa), dentro do prazo máximo de até 120 dias, contados a partir da data de pagamento da taxa de inscrição e poderá aproveitar todas as parcelas quitadas. Caso haja necessidade, o aluno poderá mudar de curso outras vezes (dentro do prazo), desde que pague a taxa de R$ 100,00 por mudança de cada curso.

ATENÇÃO! O aluno deverá ser aprovado em todas as disciplinas e no TCC - Trabalho de Conclusão de Curso - deste novo curso.


10. ATENDIMENTO E SUPORTE AO ALUNO

Facuminas disponibiliza diversos canais de comunicação ao aluno, a saber: telefone (31) 3842-3838 / (31) 9 8683-1779 WhatsApp, Sala de Estudo ou Portal do Aluno, e-mail: cursosfacuminas@gmail.com, e Tutores Educacionais de todas as áreas de ensino de plantão de 08 às 18 horas, através do e-mail: cursosfacuminas@gmail.com, de segunda à sexta-feira, para esclarecimentos de dúvidas sobre os conteúdos, avaliações via Internet e presenciais e como fazer o TCC ou artigo.

11. PRAZO DE CONCLUSÃO

O aluno terá de 08 a 18 meses para concluir o curso, a partir da data de pagamento da primeira mensalidade, esse período dependerá exclusivamente do ritmo e desempenho de cada aluno que deverá manter uma disciplina adequada ao bom andamento dos estudos e ser aprovado nas disciplinas e no TCC (Artigo Científico ou Monografia), respeitando os períodos mínimos e máximos de curso.

12. SALA DE ESTUDO

O aluno terá acesso a Sala de Estudo em seu Ambiente Virtual, juntamente com os demais colegas estudantes de todo o Brasil, que fazem o mesmo curso ou as mesmas disciplinas, e poderão trocar idéias, sugestões ou discutir sobre determinados assuntos pertinentes ao seu curso.

13. TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

A correção e aprovação do TCC (Artigo Científico ou Monografia) fazem parte dos pilares obrigatórios para conclusão do curso de Pós-Graduação, sendo assim, o aluno poderá enviar o TCC para correção a qualquer momento, através do Portal do Aluno, após a comprovação do pagamento da primeira mensalidade do curso. O aluno tem o prazo máximo de até 12 meses, contados a partir da data de pagamento da primeira mensalidade, para confeccionar e enviar seu TCC para correção e análise geral. Caso o TCC não atenda às exigências da Faculdade, dentro dos padrões e normas da ABNT, será exigida uma reformulação até que atinja uma nota mínima para aprovação de 7 (sete) pontos, conforme as orientações sugeridas pelo professor através da ATA e comentários feitos no corpo do TCC, enviados para o e-mail do aluno. Todo material necessário para reformulação do TCC está disponível no Portal do Aluno, assim como o acompanhamento das correções até o resultado final. Caso o TCC contenha plágio, parcial ou total, de outros autores, o aluno será reprovado na disciplina e deverá pagar uma taxa de R$ 300,00 para ter direito à correção de um novo TCC. Este valor poderá ser dividido em até 2 parcelas de R$ 150,00 no boleto bancário.

ATENÇÃO! O professor tem um prazo de 30 a 45 dias úteis para correção do TCC e liberação das notas pelo site no Portal do Aluno, mas, caso o aluno deseja obter a correção, com urgência em até 4 dias úteis, a taxa é gerada pelo próprio aluno em seu Portal, somente após o envio do TCC, onde irá habilitar a opção de solicitar o boleto para o pagamento no valor de R$ 50,00, referente à hora extra do professor que fará o serviço em casa.


14. REQUISITOS OBRIGATÓRIOS PARA CONCLUSÃO DO CURSO

a) Todos os cursos de Pós-Graduação deverão ter duração mínima de 08 meses e máxima de 18 meses, contados a partir da data de pagamento da primeira mensalidade e considerada a data de colação de grau do aluno.
b) Aprovação em todas as disciplinas, com nota mínima de 07 (sete) pontos.
c) Quitação de todas as parcelas do curso.
d) Entregar todas as documentações exigidas.
e) Ser aprovado no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) com nota mínima de 07 (sete) pontos. O envio do TCC poderá ser feito a qualquer momento a partir da confirmação da matrícula, o que ocorrerá após o pagamento da 1ª mensalidade. O envio será feito através do Portal do Aluno.
Observação: o certificado de conclusão de curso será enviado via SEDEX convencional e será cobrada uma taxa referente a esse serviço de acordo com o endereço do aluno.

15. SEGUNDA VIA DO CERTIFICADO

Caso haja extravio ou perda do Certificado de Pós-Graduação por parte do aluno, para a emissão da segunda via deste documento, o aluno deverá pagar uma taxa de R$ 500,00.

ATENÇÃO! A segunda via do certificado de Pós-Graduação será enviada via SEDEX convencional e será cobrada uma taxa referente a esse serviço de acordo com o endereço do aluno.


16. RECUPERAÇÃO

Caso o aluno não consiga atingir a nota mínima de 7 pontos, será disponibilizada no Portal do Aluno, a avaliação de recuperação referente a disciplina que ele não alcançou a nota mínima. Essa avaliação será de questões abertas e tem o valor total de 10 pontos.

17. CURSO CANCELADO / TRANCADO

O trancamento de curso poderá ser feito no momento em que o aluno desejar, pelo Portal do Aluno, uma ou mais vezes, desde que o prazo total do trancamento não exceda há seis meses. Após este prazo, caso não ocorra a reabertura do curso, este será automaticamente cancelado. Já o cancelamento será realizado uma única vez, e caso o aluno queira retornar, deverá realizar uma nova inscrição. Para fazer o trancamento ou cancelamento de curso, é necessário que o aluno quite as mensalidades e outras taxas até o mês do pedido, caso existam, e faça o pagamento da taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais).

18. ENVIO DE DOCUMENTAÇÃO

As documentações exigidas deverão ser enviadas exclusivamente via correios, para o seguinte endereço: FACUMINAS -. Rua: José Vivi, Nº 48, Bairro: Professores, Coronel Fabriciano-MG, CEP: 35.170-020.

20. CURSOS
1. Administração Escolar
2. Alfabetização e Letramento
3. Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas Escolares e Institucionais
4. Ciências da Religião
5. Comércio Exterior
6. Controladoria e Finanças Empresariais
7. Direito Constitucional
8. Direito do Trabalho
9. Direito Educacional e Trabalhista Educacional
10. Direito Empresarial
11. Direito Minerário e Ambiental
12. Direitos da Mulher
13. Docência do Ensino Superior
14. Educação Especial e Inclusiva
15. Educação Física Escolar Adaptada a Saúde
16. EJA - Educação de Jovens e Adultos
17. Enfermagem de Urgência e Emergência
18. Enfermagem do Trabalho
19. Engenharia em Segurança do trabalho
20. Especialização em Gestão em Empresa Familiar
21. Especialização em Gestão em Saúde Hospitalar, Clínica e de Postos de Saúde
22. Especialização em Medicina Veterinária
23. Especialização em Regência Coral
24. Especialização em Saúde Mental
25. Especialização em Terapias Naturais e Integrativas
26. Fisiologia do Exercício
27. Gestão de Pessoas
28. Gestão e Educação Ambiental
29. Gestão Empresarial
30. Informática na Educação
31. Inspeção Escolar
32. Libras-Língua Brasileira de Sinais
33. Logística
34. Metodologia do Ensino de Artes
35. Metodologia do Ensino de Biologia e Química
36. Metodologia do Ensino de História e Geografia
37. Metodologia do Ensino de Língua Inglesa
38. Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira
39. Metodologia do Ensino de Matemática e Física
40. Negócios Internacionais
41. Neuropsicopedagogia
42. Novas Tecnologias Aplicadas à Educação
43. Processamento e Controle de Qualidade de Ovos, Leite e Carne
44. PSF - Programa Saúde da Família
45. Psicomotricidade
46. Psicopedagogia
47. Psicopedagogia Institucional e Clínica
48. Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar
49. Tecnólogo em Alimentos
50. Tutoria em EAD e Docência do Ensino Superior