HOME    -    QUEM SOMOS    -    NOSSOS CURSOS    -    MATRICULE-SE    -    CONTATO
  COMO FUNCIONA  | Formação Pedagógica
     
 
    LEIA ATENTAMENTE ABAIXO

COMO FUNCIONA O CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Conforme a Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015, o curso de FORMAÇÃO PEDAGÓGICA para GRADUADOS não licenciados (Bacharéis e Tecnólogos).

Os cursos terão carga horária variável, dependendo da equivalência entre o curso de origem e a formação pedagógica pretendida.

Obs.: Tecnólogo somente com carga horária de 3.600 horas poderá cursar.

1. CURSOS
1. Formação Pedagógica Docente em Ciências Biológicas
2. Formação Pedagógica Docente em Educação Física
3. Formação Pedagógica Docente em Geografia
4. Formação Pedagógica Docente em História
5. Formação Pedagógica Docente em Letras (Português)
6. Formação Pedagógica Docente em Matemática

2. PORTARIA DO MEC
Os cursos são oferecidos conforme a Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015.

3. PÚBLICO ALVO
O curso destina-se a graduados não licenciados (Bacharéis e Tecnólogos).

4. TEMPO DE DURAÇÃO DO CURSO
Para Bacharéis e Tecnólogos, o prazo mínimo para a conclusão do curso poderá variar de 8 a 18 meses, dependendo da definição da carga horária que será cursada pelo aluno. Esta definição da carga horária será realizada mediante análise da equivalência entre a formação original e a formação pedagógica pretendida.

5. EQUIVALÊNCIAS DE DISCIPLINAS
Após a matrícula, o aluno encaminhará toda a sua documentação, referente ao curso de origem, conforme especificado no item 6, para que possa ser realizada uma análise de todas as disciplinas já cursadas, com intuito de adequar a carga horária, mínima necessária, para o curso em que o aluno se encontre matriculado.

6. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA MATRÍCULA E EMISSÃO DO CERTIFICADO
Serão 2 COPIAS DE CADA DOCUMENTO, sendo 2 copias autenticadas em cartório.
- Diploma (frente e verso) e do Histórico de Graduação (todas as páginas).
- CPF e carteira de Identidade (frente e verso).
- Certidão de Nascimento ou Casamento.
- Título de Eleitor (frente e verso).
- Certificado de Reservista (frente e verso) se for do sexo masculino.
- Histórico Escolar do Ensino Médio (segundo grau), (frente e verso).
- Comprovante de residência (copia simples).
- 2 fotos 3X4.

ATENÇÃO:
a) Caso o aluno tenha mudado seu estado civil, deverá apresentar todos os documentos alterados.
b) A CNH, CRC, ou quaisquer outros documentos, não substitui a Carteira de Identidade.
C) Todas as vias do Histórico Escolar deverão ser autenticadas em cartório.
Endereço para envio de documentação: Rua: José Vivi, Nº 48, Bairro: Professores, Coronel Fabriciano-MG, CEP: 35.170-020.


7. PROFESSORES ORIENTADORES
Oferecemos apoio pedagógico, para esclarecimentos de todas as duvidas, de segunda a sexta-feira, das 08 ases 18 horas, pelo telefone (31) 9 8683-1779 Whatsapp / (31) 3842-3838 ou através do email
cursosfacuminas@gmail.com.

8. MATERIAL DIDÁTICO
No ato da inscrição, o aluno fará a escolha do formato do material, que poderá ser impresso e online ou apenas online.
O material impresso será enviado para o aluno, via correios, após o pagamento da primeira parcela referente o material, já o material online, Será disponibilizado no portal, para todos os alunos, a partir do pagamento da taxa de matrícula.

9. AVALIAÇÃO E TRABALHOS
Durante o curso, serão distribuídos 100 (cem) pontos para cada disciplina.
A metodologia de avaliação utilizada para cada disciplina, exemplo: realização de avaliação online, presenciais, resenhas críticas e/ou projetos, será de responsabilidade do professor.
Após a matrícula, será enviado para o aluno, via e-mail, um cronograma especificando as disciplinas do curso, como também as atividades a serem realizadas.

10. ENCONTROS PRESENCIAIS
Durante o curso serão realizados encontros presenciais, através dos quais serão ministrados aulas, oficinas de práticas acadêmicas, instruções e o modelo de como fazer o artigo ou tcc , passo a passo, bem como, as atividades individuais, conforme datas, horários e locais programados. As datas dos encontros estarão disponíveis no link da agenda educacional no portal do aluno. Em caso de não formação de turma ou falta justificável, o aluno deverá entrar em contato pelo email: cursosfacuminas@gmail.com, para que se avalie a disponibilidade de um professor.

11. ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Todos os documentos necessários para a realização do estágio, como: carta de apresentação, termo de compromisso serão encaminhados ao e-mail do aluno a partir da QUINTA mensalidade paga. O aluno também poderá solicitar através do email cursosfacuminas@gmail.com. Após a finalização do Estágio, o aluno deverá enviar a pasta de estágio para correção, através do Botão Enviar Estágio, lembrando que o único tipo de documento aceito é em formato texto, exemplo: Word. Neste Botão Métodos e técnicas sobre o Estágio, estão todos os arquivos e modelos necessários para a elaboração de sua pasta de estágio. Após o envio desta atividade, o setor responsável realizará a correção em até 30 dias úteis e em seguida solicitará o envio de todo material via correios. Após o recebimento do mesmo será realizado o lançamento da nota. Total de horas de Estágio para o curso de Segunda Licenciatura: 300 horas.
A carga horária de estágio curricular supervisionado é de 300 (trezentas) horas.

12. ATIVIDADES COMPLETARES
Ao longo do curso o aluno deverá realizar (duzentas) horas de atividades teórico-práticas, de aprofundamento em áreas específicas, por meio da iniciação científica, da iniciação á docência, da extensão, de minicursos, de seminários e de monitoria.

14. EMISSÃO DE CERTIFICADO
Ao término do curso o aluno receberá o CERTIFICADO equivalente ao da área escolhida. Todos os cursos oferecidos pelo FACUMINAS - Faculdade de Minas em parceria com as IES-Instituições de Ensino Superior, São amparados legalmente pela portaria junto ao MEC Nº 3.445 do dia 19/11/2003, Nº 1.990 do dia 20/12/2006, tendo validade em todo território nacional.